Os círculos de construção de paz vem sendo utilizados de forma muito positiva e com excelentes resultados em várias esferas da vida pessoal e coletiva dos seres humanos. Encontramos vários círculos sendo trabalhados em comunidades, escolas e relações familiares entre tantos. Temos como exemplos: os Círculos de Conversa, Celebração, Resolução de Conflitos, Reintegração, Apoio, Sentença, Recuperação, Compreensão, Comunitários e de Aprendizagem Compartilhada. Hoje estamos cada vez mais cientes dos danos que a falta de conexão traz para nossas vidas, mas também temos consciência da cura que a conexão nos traz quando a sentimos plenamente.
Estamos passando por um momento difícil mas de transformação em nossas vidas. Milhões de famílias estão reclusas em suas casas, tomando os devidos cuidados para que seus familiares estejam protegidos, mas também preocupados para que todos no planeta também estejam protegidos e bem amparados. Deixamos, de sair, de confraternizar diretamente com os amigos, de trabalhar na rua, de termos contato direto com as outras pessoas e mesmo assim, nunca estivemos tão interligados uns aos outros, estamos preocupados com nossos idosos, com os moradores de rua, com as comunidades em geral. Estamos tomando atitudes solidárias, porque enxergamos ao próximo como a muito tempo não fazíamos. A solidariedade esta explodindo em ações e atitudes positivas de uns com os outros.
Agora é a oportunidade de conhecermos melhor aqueles que amamos. Façam círculos de conversa em casa com aqueles que estão com vocês, contem suas histórias, suas experiências, o que vocês gostam e não gostam, compartilhem seus sentimentos e também ouçam tudo que os outros tem a dizer. Podemos nos surpreender com tanta riqueza que cada um traz dentro de si. Para os que estão sozinhos em casa, utilizem das ferramentas na internet e realizem virtualmente os círculos junto aqueles que amamos e que são importantes em nossas tidas. Aproveitem o tempo para recuperar contato com aqueles que se perderam pelo caminho. Não deixem de se conectar. Compartilhar, criar um compromisso com a não violência, valorizar a interdependência q ue comanda a vida e nos liga de modo absoluto é fundamental para nosso desenvolvimento. Não existe o EU sem o NÓS, dependemos uns dos outros para termos uma vida em harmonia e PAZ.
Dra. Deborah Bahbout Zular
Advogada. Mediadora judicial e extrajudicial e docente no Instituto Ideaall