- 10/05/2020
- Publicado por: mediacaoideaall
- Categoria: Artigos de Docentes
A Pandemia do Covid19 está transformando o modus operandi mundial. O F2F se tornou obsoleto, dando lugar para o Cyberspace transformar relacionamentos e criar diversas oportunidades de compartilhamentos, informações e trocas de experiências.
As Redes Sociais tornaram- se nosso endereço comercial e particular. Devido a quarentena, as empresas aumentaram o trabalho remoto. Os serviços públicos e privados estão cada vez mais conectados com o mundo virtual.
As Escolas, cursos e universidades ensinam através de plataformas EAD. Médicos atendem seus pacientes através da telemedicina. Os profissionais liberais adequam suas prestações de serviços para atender na versão telemática. Bandas e DJs encantam seu público direto de suas varandas, transmitindo shows para o mundo em suas LIVES. Os Idosos diante de uma tela de celular ou tablet, abraçam seus filhos e netos com os olhos e beijam com o coração. Uma nova realidade tornou-se a possível graças as teleconferências e chamadas de vídeo.
Não somente o modo de trabalhar está mudando, outro sim, o de se relacionar e se comunicar. O tempo, o espaço, o idioma, cultura e a condição social deixaram de ser barreiras.
Deram asas, para imaginação criar formas de se reinventar. Usar a tecnologia para superar esta crise.
O mundo será o mesmo pós Covid19? Você será o mesmo? E todos os conflitos que estão sendo disseminados em meio à pandemia. Como resolver?
Em tempos de pandemia e pós pandemia, os profissionais da área jurídica aconselham o uso dos métodos consensuais de solução de conflitos. Além de desafogar o judiciário sobrecarregado de processos, outrossim trazem a oportunidade de resolver seus conflitos de cunho patrimonial, contratual, trabalhista, familiar e de todas as formas de combate. Assim economiza-se tempo e dinheiro, trazendo resultados mais positivos para todas as partes envolvidas nesta contenda, facilitando a concordância entre todos os envolvidos.
A Ebay foi a primeira empresa de e-commerce a perceber um número insustentável de conflitos, oriundos de suas vendas e compras. Para atender as necessidades dos clientes, colocou a disposição uma plataforma online. Assim todos que enviam suas reclamações são ouvidos e suas reivindicações são analisadas. Já a empresa através da plataforma propõe uma solução específica para cada cliente, dessa forma sanando a maioria das reclamações . Como resultado, a Ebay teve um aumento de busca por seus consumidores, demonstrando que o uso da plataforma online resgatou a credibilidade da empresa e aumentou a satisfação dos seus clientes. Nasce assim a ferramenta de solução de conflitos chamadas ODR (Online Dispute Resolution). Criada para atender e assistir as inúmeras demandas do e-commerce no qual o método presencial tradicional não daria conta de atender.
Na Mediação, Conciliação ou Negociação on-line, as partes podem voluntariamente dirimirem sua disputa sem a necessidade do encontro presencial. O procedimento é rápido, informal, sigiloso e mais econômico.
Os mediadores e conciliadores são profissionais altamente treinados e preparados para facilitar um acordo satisfatório. Pode se realizar troca de documentos de forma virtual com toda segurança e proteção de dados promovendo uma comunicação menos desgastante através das vídeo conferências, chats e chamadas de áudio.
Os Meios Alternativos de Resolução de Conflito online ODR`s (Online Dispute Resolution) já existem a muito tempo.
Sendo uma das formas adequadas de buscar um acordo justo, menos custoso, rápido, desburocratizado, sigiloso, efetivo e não havendo necessidade de acionar o poder judiciário.
Entrando, no nosso contexto atual, quanto aos conflitos oriundos da Pandemia, quarentena e Home office, podemos exemplificar os versando sobre as mensalidade escolares, locações em geral, conflitos condominiais, bancos, seguradoras, prestadores de serviços essenciais, trabalhistas, familiares, (ecommerce) negócios e relacionamentos gerados e vividos no Cyberspace.
Nao obstante, fica evidenciado o crescimento dos desentendimentos em todas searas envolvendo o relacionamento humano. Usar de tecnologia, do bom senso, da comunicação respeitosa para solucionar estes conflitos é de suma importância.
Melhor dizendo, diante o Covid 19, o meio mais aconselhável para resolver os conflitos é utilizar a plataforma on-line de mediação, negociação e conciliação.
Dra. Evelin Vollmer
Advogada, Mediadora e Mestranda em Resolução de Conflitos